Atlético e Cruzeiro fazem tira-teima de decacampeão mineiro do século.

 Atlético e Cruzeiro fazem tira-teima de decacampeão mineiro do século.

FOTO:Atlético e Cruzeiro fazem tira-teima de decacampeão mineiro do século.

O Campeonato Mineiro de 2023 terá uma espécie de tira-teima do século entre os dois maiores rivais do Estado, Atlético e Cruzeiro, que iniciam neste sábado (21), a disputa da competição, buscando o décimo título considerando-se apenas o recorte a partir de 2001.

Num universo de 21 títulos possíveis, pois em 2002 eles não participaram do Estadual, que foi vencido pela Caldense, os dois levantaram a taça 18 vezes, com nove.

No geral, o Galo soma 47 títulos e aparece como maior campeão. A Raposa tem 38 na segunda posição, mais do que o dobro do terceiro colocado, que é o Coelho, com 16.

Domínio azul

Este século começou com o Atlético amargando um jejum de seis anos, o que permitiu uma arrancada cruzeirense. Após o América ser campeão em 2001, e a Caldense, em 2002, ano em que os clubes da capital não disputaram o Campeonato Mineiro, o Cruzeiro levantou a taça em 2003, 2004 e 2006, perdendo em 2005 a decisão para o Ipatinga, último clube do interior a vencer o Estadual.

O Galo só venceu o Estadual pela primeira vez neste recorte em 2007, ano em que retornava à elite do Brasileirão após ser campeão da Série B no ano anterior. E de forma especial, pois na primeira partida da final aplicou um 4 a 0 no Cruzeiro, com direito ao famoso “Gol de Costas” marcado pelo centroavante Vanderlei sobre o goleiro Fábio.

Mas em 2008 e 2009 foi batido pelo maior rival na decisão e sofrendo as maiores goleadas do clássico no Mineirão nas partidas de ida, pois nas duas oportunidades sofreu um 5 a 0 da Raposa. Com este bicampeonato, o Cruzeiro abriu 5 a 1 sobre o Atlético em títulos neste século.

Arrancada alvinegra

Entre 2010 e 2017, os alvinegros conseguiram equilibrar a disputa com os celestes ganhando cinco dos oito estaduais disputados no período e diminuindo a vantagem cruzeirense para 7 a 6.

O bicampeonato em sequência do Cruzeiro de Mano Menezes, em 2018 e 2019, fez com que o clube voltasse a abrir nessa disputa particular com o rival pelo título de maior campeão mineiro neste século. E o placar ficou em 9 a 6 para o time da Toca.

Nas últimas três temporadas, o Galo empatou essa disputa em 9 a 9 alcançando o primeiro tricampeonato mineiro em sequência a partir de 2001.

A disputa entre Atlético e Cruzeiro pelo deca estadual neste século é uma atração a mais para o Campeonato Mineiro, que começa neste sábado e com os dois rivais em campo, pois o Galo recebe a Caldense, às 16h30, no Independência, e a Raposa encara o Patrocinense, às 19h, no Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.

 

 

 

error: Conteúdo protegido!!
daya4d