NBA: LeBron faz história, mas Lillard ‘quebra tudo’ no ‘Dame Time’ e Blazers batem Lakers na estreia nos playoffs.
© Getty Images LeBron James e Damian Lillard
FONTE ESPN.com.br
Damian Lillard simplesmente não para. O Portland Trail Blazers, 8º colocado do Oeste, encarou o líder Los Angeles Lakers na última partida do dia de NBA e conseguiu uma importante vitória no Jogo 1 dos playoffs: 100 a 93.
Em uma partida que lembrou o basquete mais antigo em alguns momentos, com pivôs dominando o garrafão e muito contato, o desfecho não tinha como ser mais atual.
Lillard chamou a responsabilidade no fim do jogo e fez o que faz de melhor. Do outro lado, LeBron James marcou seu nome na história mais uma vez – nessa ocasião, quebrando recordes de triplos-duplos e também de assitências.
©
Fornecido por ESPN
Astro dos Blazers costuma acertar grandes arremessos no fim dos jogos
O Jogo 2 da série acontece às 22h de quinta-feira, e você vê na ESPN e no ESPN App.
Blazers começam com tudo
Desde o pulo bola, o time de Portland mostrou que segue embalado pelas últimas partidas incríveis que fez. Logo no 1º quarto, o time chegou a abrir 17 pontos de vantagem. Nurkic, pivô do time, já conseguiu um duplo-duplo nesses primeiros 12 minutos, se juntando a Shaquile O’Neal, o único outro que fez isso nos últimos 20 anos.
Os Lakers realmente foram mal na primeira parcial, errando todos os seus 8 arremessos de três pontos e fazendo como um todo os mesmos 25 pontos que Lillard e Nurkic somaram.
A resposta
No segundo quarto, veio a resposta. LeBron James e Anthony Davis ‘acordaram’ e, restando 3 minutos para o intervalo, colocaram os Lakers na liderança pela primeira vez.
No intervalo, Davis já tinha 21 pontos e LeBron quase um triplo-duplo: 12 pontos, 10 assistências e 8 rebotes.
Aro torto
Ainda antes do intervalo, tivemos um raro momento na NBA de hoje em dia:
LeBron passa Kobe e faz história
No meio do 3º quarto, LeBron completou seu triplo-duplo. Com isso, ele passou Kobe Bryant na história dos Lakers quando o assunto é esse, e com isso virou o 3º com mais TDs feitos pelo time de LA em todos os tempos. 22 a 21.
Mas o craque foi além. Com esse triplo-duplo, ele igualou Magic Johnson, o único outro que teve tal tipo de atuação em sua estreia nos playoffs com os Lakers.
De quebra, se tornou o 2º jogador mais velho a fazer um triplo-duplo nos playoffs, atrás de John Stockton, que fez com 39 anos. E com isso, chegou a 24 TDs na história do mata-mata da NBA, atrás apenas de Magic, que tem 30. Será que vai passar?
Com 16 assistências, LeBron bateu o recorde em sua carreira em jogos de playoffs.
Dame Time
O jogo seguiu equilibrado durante todo o segundo tempo, com os Blazers na frente na maioria do tempo, mas sempre seguido de perto.
Com isso, só um fim era possível – e inevitável. Chegou o fim do jogo e homem do momento roubou a cena. Com arremessos de três (mas que poderiam ser de quatro ou cinco, de tão longos), Lillard abriu vantagem para os Blazers e roubou o jogo 1 do líder do Oeste.