Vem ai o Campeonato Paracatuense de Volei Masculino e Feminino.

 Vem ai o Campeonato Paracatuense de Volei Masculino e Feminino.
Sob a organização da Secretária de Esporte e o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, terá inicio no dia 15/03/2022, o 1º Campeonato Municipal de  Volei de Paracatu de  2022, na categoria adulta masculino e feminina, as inscrições já se encontraram em abertas.
Confira o regulamento Geral da Competição.

CAPÍTULO I
DA ORGANIZAÇÃO
Art. 1º- Este regulamento é o conjunto das disposições que regem o Campeonato Paracatuense de Voleibol da Secretaria Municipal de Esportes, que será realizado no município de Paracatu.
Art. 2°- É uma competição disputada anualmente nos naipes masculino e feminino, dentro do período previsto no Calendário Esportivo Municipal.

CAPITULO II –
DOS OBJETIVOS
Art. 3º- Possibilitar a prática desportiva, como instrumento de formação cidadã e inclusão social.
Art. 4º- Divulgar, incentivar e conscientizar sobre a importância da prática da atividade física, por meio da modalidade Voleibol, além de oportunizar o surgimento de novos talentos esportivos.

CAPITULO III –
DO LOCAL E DATA
Art. 5º- A data e local de realização do evento:
Local: Ginásio Poliesportivo Jóquei Clube
Início: 14/03/2022
Horário de início: 18:00h.
 Os jogos acontecerão durante a semana em dias alternados (segunda, quarta e sexta) podendo se estender aos finais de semana de acordo com o número de equipes inscritas.

CAPÍTULO IV –
DAS INSCRIÇÕES
Art. 6º- Poderão participar do Campeonato Paracatuense de Voleibol os atletas nascidos no município de Paracatu-MG e Região.
Art. 7°- Cada equipe poderá inscrever no mínimo 06 (seis) e no máximo 14 (quatorze) atletas.
Art. 8º- As inscrições serão realizadas no período de 23 de fevereiro de 2022 até 06 de março de 2022.
Art. 9º- As inscrições poderão ser feitas através do formulário https://forms.gle/1jGL9WZSqVSqZ6z86 ou ficha de Inscrição em anexo fornecida pela SEME – Secretaria Municipal de Esportes
§ 1º – A equipe que não inserir os atletas e membro da comissão técnica no prazo acima estabelecido será automaticamente considerada desistente do atual campeonato e disputará o campeonato da mesma categoria no ano subsequente, sendo considerado para efeito de confecção de tabela como o último classificado do campeonato que não participou e assim sucessivamente no caso de mais de um desistente;
§ 2º – NÃO serão realizadas inscrições no dia do campeonato, sob nenhuma hipótese.

CAPÍTULO V –
DAS CATEGORIAS
Art.10º- O Campeonato Paracatuense de Voleibol será desenvolvido em categoria única, nascidos em 2007 e anos anteriores (15 anos acima).

CAPÍTULO VI –
DAS REGRAS
Art.11º- A competição será disputada de acordo com as regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol, e o que dispuser a seguir:

a) Os jogos serão disputados em melhor de 03 (três) sets, sendo considerado vencedor a equipe que ganhar 02 (dois) sets.
b) O set será de 25 (vinte e cinco) pontos. Em caso de empate em 24 (vinte e quatro) pontos, o set só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de 02 (dois) pontos.
c) Em caso de empate em número de sets (01 x 01), será jogado um terceiro set de 15 (quinze) pontos. Havendo empate em 14 (quatorze) pontos, o set só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de 02 (dois) pontos.
d) – As disputas terão início em horário previamente estipulado, sendo
considerada perdedora por ausência (WxO) a equipe que não se apresentar
uniformizada no horário fixado e/ou com os atletas e técnicos sem os documentos
comprobatórios de suas identidades ou ainda que se apresentem sem o número
mínimo de atletas previsto na regra da modalidade.
§ 1º – Será concedido, apenas para o primeiro jogo do dia, um período de tolerância de
15 (quinze) minutos após o horário previsto na tabela oficial da competição.
§ 2º – Na fase classificatória, se o (WxO) ocorrer no primeiro dia da competição e a
equipe perdedora se apresentar a um representante da Secretaria Municipal de Esportes até o final do último jogo do dia, com o número mínimo de atletas em condição de jogo e com o documento de identificação, será punida apenas com a perda de pontos da partida, podendo continuar na competição.
A equipe perdedora por (WxO) na primeira rodada, e que tenha atendido ao previsto
no Art. 11, letra d, §2º, no caso de reincidência estará desclassificada da competição.
§ 3º – Caso o (WxO) ocorra em qualquer outra fase do Campeonato, a equipe perdedora estará desclassificada da competição e os seus resultados serão desconsiderados da fase em questão.
e) O atleta expulso, o técnico, assistente-técnico ou dirigente desqualificado, estarão automaticamente suspensos por uma partida, independente da punição que poderá ser imposta pela Comissão Disciplinar da Secretaria Municipal de Esportes.
f) O aquecimento dos atletas não poderá, de forma alguma, contribuir para o atraso do jogo, portando as equipes já devem se aquecer fora da quadra.
g) As equipes deverão entregar à mesa de controle no ginásio de esportes, 15 minutos antes do horário fixado na tabela de jogos, a relação nominal com a numeração dos atletas e carteira de identidade original de reconhecimento nacional com foto;
h) Somente poderão permanecer no banco de reservas os atletas que estiverem inscritos na súmula como jogadores, devidamente uniformizados, e mais dois dirigentes inscritos na súmula.
i) A equipe que, através de seus jogadores, dirigentes ou torcedores (dentro ou fora da quadra de jogo) apresentarem conduta incompatível com os objetivos dos jogos e com a moral desportiva, poderá ser eliminada da competição, pela Comissão Disciplinar da Secretaria Municipal de Esportes.
j) Não serão concedidos tempos nos pontos 8 e 16, apenas 2 (dois) tempos técnicos para cada equipe.
Parágrafo único – O atleta, técnico, auxiliar, que agredir verbal e/ou fisicamente os árbitros, atletas, organizadores, ficarão suspensos por um período de 3 anos em competições realizadas no município de Paracatu-MG

CAPITULO VII
DOS UNIFORMES
Art, 12° – Os uniformes obedecerão aos seguintes critérios:
 Camisas da mesma cor predominante, numeradas nas costas e/ou na frente;
 Shorts ou bermudas de mesma cor predominante;
 O uso do tênis e as meias são obrigatórias;
 Joelheira e cotoveleiras (opcionais)

CAPITULO VIII
DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE E APURAÇÃO DE ÍNDICE TÉCNICO:
Art. 13°- Critérios para desempate:
I – Maior número de vitórias na fase em disputa;
II – Maior número de pontos na fase em disputa;
III – Maior índice de Set average na fase em disputa;
IV – Maior índice de pontos average na fase em disputa;
V – Sorteio.
Art. 14° Critérios para apuração do índice técnico:
I – Maior número de vitórias na fase em disputa;
II – Maior número de pontos na fase em disputa;
III – Maior índice de Set average na fase em disputa;
IV – Maior índice de pontos average na fase em disputa;
V – Sorteio.
Parágrafo único – Caso houver chaves com número diferente de participantes, os resultados do último colocado serão desconsiderados para que as equipes estejam em condição de igualdade.

CAPITULO IX
DAS PONTUAÇÕES
Art. 15º- Pontuação das partidas:
Vitória – (2×0 ou 2×1) – 3 pontos
Derrota – (0x2 ou 1×2) – 0 pontos

CAPÍTULO X –
DA PREMIAÇÃO
Art. 16º – A premiação do Campeonato Municipal de Voleibol será constituída de:
 Medalha ao 1° colocado;
 Medalha ao 2° colocado;
 Medalha ao 3° colocado.

CAPITULO XI –
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 17º – Os casos omissos serão definidos e julgados pela Secretaria Municipal de Esportes, não cabendo das decisões da mesma qualquer tipo de recurso.

error: Conteúdo protegido!!
daya4d