© FIVB / Divulgação Federação Internacional de Voleibol retira sede do Mundial de 2022 da Rússia após invasão da Ucrânia

FONTE: O ESTADÃO.

Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta terça-feira que retirou da Rússia a sede do Mundial masculino de 2022, previsto para agosto e setembro, devido à invasão da Ucrânia.

“Desde a invasão militar da Ucrânia por parte da Rússia, a FIVB está muito preocupada com o agravamento da situação e com a segurança dos ucranianos. O conselho de administração chegou à conclusão de que seria impossível preparar e organizar o Mundial na Rússia devido à guerra na Ucrânia”, afirma a entidade em um comunicado. “Assim decidiu retirar da Rússia a organização da competição marcada para acontecer em agosto e setembro de 2022. A Federação de Vôlei Russa e o Comitê Organizador foram informados”, acrescentou.

França e Polônia, respectivamente atuais campeãs olímpica e mundial, haviam anunciado no fim de semana a intenção de boicotar o evento caso a Rússia continuasse como a sede.

O novo país anfitrião será anunciado em breve. “A FIVB vai procurar uma alternativa para receber a competição para que times, atletas, árbitros e fãs tenham segurança e orgulho de participar em paz deste festival esportivo”, encerrou o comunicado.

A seleção da Rússia conquistou a medalha de prata no vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio.